“Previna-se contra o mal chamado soberba”
18 de setembro de 2019
“De fato sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11.6)
20 de setembro de 2019
Conhecendo a Deus (9)

“Deus é amor”. Certamente que o atributo do amor de Deus é um dos mais conhecido e mais citado, todavia, é um dos menos compreendido biblicamente.

“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 4.10). Essa afirmação bíblica a respeito do amor de Deus é impressionante, pois revela a natureza e o propósito do amor de Deus. Ele amou e deu o Seu Filho para morrer pelas Suas ovelhas. Portanto, o amor de Deus é uma doação de Si mesmo em benefício do pecador. Ele deu-se de Si mesmo, dando o Seu Filho para morrer em favor do Seu povo. O propósito da morte de Jesus foi para nos redimir dos nossos pecados.

O amor de Deus é graça. Deus não nos ama porque nós O amamos. “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19). Deus ama os Seus filhos desde toda a eternidade. Certamente esta é uma afirmação que a razão humana não consegue compreender em toda a Sua profundidade e intensidade. O amor de Deus não é circunstancial e independe do pecador. Deus ama porque Ele é amor.

Porém, é importante considerar o amor de Deus em relação ao pecado. Nenhum pecador entra no Reino de Deus por si mesmo ou, por méritos pessoais. E o pecado é o maior problema do homem. Por causa do pecado o homem odeia a Cristo: “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou” (Jo 16.18), é inimigo de Deus: “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida”! (Rm 5.10) e, na vida presente está sob a ira de Deus: “Já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3.36). Além de, no presente, estar sob a ira de Deus, viverá sua eternidade longe de Deus.

O amor de Deus não ignorou o pecado e Ele tanto amou o pecador que, para resgatá-lo da ira, do pecado e da condenação eterna, lançou sobre Jesus todos os pecados das Suas ovelhas. “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados” (1Pe 2.24).
Deus é amor! O amor de Deus é maravilhoso! Mas, Ele não tolerou o pecado e tratou dele na cruz, onde Jesus deu Sua vida pelo pecador.

Se você ama a Deus jamais se esqueça que Ele, desde toda a eternidade, já amava você.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco