“Refletindo as coisas de Deus”
12 de setembro de 2019
Eu, um ateu?
14 de setembro de 2019
Conhecendo a Deus (8)

“Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus” (Sl 90.2). “Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: Retornem ao pó, seres humanos”! (Sl 90.3).

Duas afirmações profundas! Deus é eterno desde toda eternidade. O homem é pó. E, embora sua eternidade tem um começo, o homem é pó. Moisés traz ao povo a lembrança da efemeridade do homem em contraste com a eternidade de Deus. A mente humana jamais poderá compreender plenamente o significado desse atributo de Deus, todavia, reconhece a realidade da sua constituição, pois o é pó.

“A perfeição de Deus pela qual ele é elevado, acima de todos os limites temporais e de toda sucessão de momentos, e tem a totalidade da Sua existência num único presente indivisível” (Louis Berkhof). Por ser eterno, desde toda eternidade, Deus não está limitado ou condicionado ao tempo, pois o próprio tempo é criação de Deus.

A razão não compreende verdades a respeito de Deus. Ela é limitada, primeiro porque o homem é criação e não Criador e o pecado afetou o homem todo e todo o homem. O homem vive no tempo e sua vida é contada pelo tempo. Ele nasce, vive e morre. Deus é eterno, sem princípio e sem fim. Deus age no tempo, mas Ele jamais está circunscrito ao tempo. Nós, humanos, conhecemos e contamos o tempo como ontem, hoje e amanhã; para Deus, o tempo é como se fosse um eterno presente. “De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite” (Sl 90.4).

Todavia, mesmo sendo Deus quem é, graciosamente Ele interage no tempo com o ser humano. O fato de Deus ser eterno não O distancia das Suas criaturas.

Não somos eternos desde toda eternidade. Mas fomos criados por Deus para ser eternos. Consideramos a nossa eternidade a partir do nascimento físico. E o ser humano viverá a eternidade, com Deus ou sem Deus. A eternidade do homem é a mesma em sua natureza, mas é diferente na sua qualidade. Viver a eternidade com Deus é usufruir todas as bênçãos e promessas de Deus, mas, viver a eternidade sem Deus é viver sob a ira, condenação e culpa do pecado. É a aplicação da justiça de Deus.

Crer em Jesus faz toda diferença. “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3.36).
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Jose Paulo Brocco