O poder da oração”
5 de outubro de 2019
“Prestando contas à Deus”
7 de outubro de 2019
“Caminhos”

É impossível andar em dois caminhos ao mesmo tempo. E todos fazemos escolhas quanto ao caminho que andamos. E há somente dois tipos de caminhos: um estreito e outro largo. Ambos conduzem a um fim, porém, totalmente opostos um ao outro. Jesus disse: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram” (Mt 7.13-14).

Um caminho conduz à perdição eterna. O outro à vida eterna com Deus.

O primeiro caminho que todos nós trilhamos é o caminho da perdição, ou seja, que leva à eternidade sem Deus. Ninguém muda de caminho por vontade própria ou iniciativa pessoal. Esse caminho é atrativo e, parece satisfazer tudo o que o ser humano procura e deseja. Um caminho onde não há cobranças, não há limites. Tudo é permitido. Todavia “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Pv 14.12). São muitos os que andam por ele.

O caminho estreito é o caminho que conduz à vida eterna com Deus. O pecador muda do caminho largo para o estreito unicamente pela graça de Deus. E Jesus é o único caminho que leva o pecador a Deus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). São poucos os que andam por ele.

A mudança de um caminho para o outro independe da vontade do pecador. “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados” (Cl 1.13-14). O verbo transportar tem a ideia de remover pessoas de um país e estabelece-los como colonos ou cidadãos em outro país. Jesus pagou, com Sua vida, o resgate do pecador. Não houve nenhuma transação com o Diabo. Mas é uma ação da Trindade em favor do pecador. Deus Pai escolhe, Deus Filho dá a Sua vida em favor do pecador escolhido e o Espírito Santo aplica os benefícios da morte de Jesus na vida do pecador.

Uma evidência da mudança do caminho é que o pecador passa a viver sob o senhorio de Jesus. Ele começa a viver como cidadão do Reino de Deus. O caminho da sua vida é andar pelo caminho estreito. Isso não significa uma vida de intensos sofrimentos, de tristezas, de desapontamentos. Jesus advertiu e exortou quanto às batalhas, mas assegurou a vitória final: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Caminhos! Largo ou estreito. Todos trilham num deles. Em qual deles você está caminhando?

Rev. José Paulo Brocco