“Bendize oh minha alma ao Senhor”

“Alegria Incomparável”
20 de junho de 2019
“Mudança de Hábito (3)”
22 de junho de 2019
“Bendize oh minha alma ao Senhor”
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.” (Salmo 103.1)

Imagine, como seria a nossa vida se tudo o que nós temos fosse substituído pelo que merecemos? Se todas as nossas ações de pecado fossem punidas proporcionalmente? Como seria um dia de vida da nossa existência com a ausência total da bondade de Deus? Certamente não sobreviveríamos.

O autor do Salmo 100, através do seu exemplo e vivência, nos ensina algumas lições importantes em relação ao viver que rende graças e louvores ao Senhor. Com ele, aprendemos que o bem dizer a Deus é um exercício de devoção que afeta toda a nossa estrutura humana, seja ela física ou espiritual. Por isso ele diz: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.” – Salmo 103.1.
Nessa breve reflexão vamos meditar nos motivos que levaram o salmista a agradecer a Deus.

1º Motivo – Ele É Quem Perdoa Todas As Tuas Iniqüidades; Quem Sara Todas As Tuas Enfermidades – Verso 3
O salmista começa celebrando a maior de todas as bênçãos: o perdão dos seus pecados. E não apenas isso, o Senhor também o curou das suas enfermidades. O que pode ser maior do que o perdão de Deus? Ele nos deu vida quando estávamos mortos, ele nos deu esperança quando estávamos perdidos e, ele nos deus o seu próprio Filho quando estávamos condenados. O perdão é uma dádiva de Deus que devemos agradecer todos os dias.

2º Motivo – Quem Da Cova Redime A Tua Vida E Te Coroa De Graça E Misericórdia – Verso 4
O salmista não estava se referindo a uma cova literal, mas a uma sensação que muitas vezes sentimos de estar preso num buraco, sem esperança e sem condições de se livrar sozinho, presos nas amarras do pecado. Nesse cenário, o salmista olha para Deus como o seu Redentor que não apenas liberta o seu povo da situação de desespero como também o enriquece com a sua graça e misericórdia. É precisamente isso que a obra da salvação de Deus nos faz, ela nos tira da cova do pecado e nos coroa com a sua graciosa salvação.

3º Motivo – Quem Farta De Bens A Tua Velhice, De Sorte Que A Tua Mocidade Se Renova Como A Da Águia. Verso 5
O Salmista reconhece que uma vida cheia de dias, que a fartura e a vitalidade são dádivas do Senhor concedidas ao seu povo. É uma das evidências da generosidade do Senhor que nos concede vivermos muitos dias e dias felizes. Embora o pecado não permita uma vida plena nessa existência, o Senhor dentro dos seus decretos soberanos nos enriquece com dias felizes e de paz.
Mais didático do que enumerar os problemas da vida, é enumerar as bênçãos recebidas das mãos de Deus diariamente, assim como fez o salmista no verso 2: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.”

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Ricardo Alves