“Calma, Deus está no controle!”
11 de abril de 2020
“Somos peregrinos (5)”
14 de abril de 2020
“Andar com Deus”

“Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” (Gênesis 5.24)

Há muitas pessoas que conseguem viver muitas faces num mesmo dia. Quando estão com seus familiares agem de uma forma, na presença dos amigos se transformam em outra pessoa, ao entrar na igreja, como que num piscar de olhos, mudam sua conduta, e assim, como um camaleão vão de adaptando de acordo com o ambiente.

Isso acontece porque falta o entendimento de que existe um Deus que tudo conhece e tudo sabe. Talvez o que essas pessoas não sabem, é que para Deus tudo está claro e patente. Não há nada que possa ser escondido ou ocultado do Senhor. As várias faces vividas num único dia podem até enganar as multidões, mas não podem enganar aquele que sonda os corações e que conhece nosso íntimo mais profundo. Não se trata de como andamos diante dos homens, mas de como andamos diante do Senhor.

A Bíblia não fala muitas coisas sobre Enoque, mas no pouco que fala, diz algo muito significativo. É dito que ele “andou com Deus” e ao andar com Deus não necessitava de usar várias máscaras de acordo com as circunstâncias, pois tinha a percepção clara que estava totalmente desnudo diante do Senhor. O seu andar era para Deus e com Deus, e não para os homens e com os homens. Em todos os lugares, fosse na sua casa, no seu trabalho, nas suas andanças, em todo tempo, esse homem andou com Deus e para Deus.

Essa é uma bela explicação do que deve ser a vida cristã. Não se trata de ser uma pessoa aqui e outra acolá. A vida cristã autêntica é o andar contínuo diante do Deus vivo e verdadeiro. É o retirar as máscaras da hipocrisia e revestir-se com as vestes do Evangelho. É ter claro na mente que se não andarmos com Deus, não importa com quem andemos, não chegaremos a lugar algum.

Enoque andou com Deus. E você com quem tem andado?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família, e uma noite de sono abençoada.

Rev. RICARDO S. ALVES (IPC de Palmares Paulista – SP)