“Você é confiável”
25 de julho de 2020
Acalma-nos, ó, Senhor!
28 de julho de 2020
“Aflição”

No Salmo 119.71 Davi declarou: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição”. Quem em sã consciência poderia sentir prazer ou alegria na aflição? A palavra aflição significa literalmente o sentimento de persistente dor física, moral que traz agonia e angústia. Não conheço ninguém que viva na expectativa da chegada da aflição.

O que nos causa estranheza é o fato de Davi afirmar que ter passado pela aflição foi bom. Sendo assim, precisamos entender porque as aflições foram consideradas como sendo boas por Davi.

1º motivo – Davi sabia que Deus soberanamente controla todas as coisas e que as aflições embora tragam sofrimento e perturbação, elas não podem mudar os desígnios de Deus. Davi estava sofrendo e aflito, mas o seu coração estava em paz, afinal a sua certeza e fé na soberania de Deus eram maiores do que sua dor e sofrimento. Lembre-se: é possível passar por aflição e mesmo assim estar em paz com Deus. Paulo diz que a paz de Deus excede todo entendimento e Davi experimentou isso.

2º motivo – Davi sabia que precisava ser disciplinado por Deus. Embora o salmo não fale de algum pecado específico, é possível que essa aflição tenha sido consequência de algum pecado cometido pelo homem que é chamado de segundo o coração de Deus. Nesse contexto de disciplina e correção, as aflições eram bem vindas e oportunas. Os verdadeiros filhos de Deus entendem ou pelo menos aceitam quando Deus os corrige e repreende, afinal sabem que o verdadeiro Pai de amor corrige, disciplina e repreende. Se a mão de Deus pesa sobre a sua vida é porque Ele o ama.

3º Motivo – Para aprender os decretos de Deus. O verso 71 diz: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” Davi sabia que o sofrimento lhe proporcionaria um aprendizado singular. Há muitas pessoas que desejam aprender as insondáveis riquezas de Deus de maneira confortável e tranquila. Davi sabia as grandes lições são aprendidas em meio aos difíceis testes. Nesse sentido, aflição de Davi lhe proporcionou crescimento e desenvolvimento na fé.

Lembremo-nos das palavras de Tiago que afirmou: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.”

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Ricardo S. Alves (IPC de Palmares Paulista – SP)