“A Relação entre a teoria e a prática”

“Você quer o que? Ser servido ou servir?”
9 de novembro de 2019
“Guardando no coração a palavra de Deus”
12 de novembro de 2019
“A Relação entre a teoria e a prática”
“Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido”. (Josué 1:8)

Lembro-me de uma situação inusitada que presenciei na adolescência. Um homem estava muito contente, pois havia realizado o sonho de comprar o seu tão desejado FIAT 147. Seu irmão, embora não soubesse dirigir, em um dado momento de descuido do proprietário, ligou aquele veículo e conseguiu conduzi-lo até a primeira esquina, porém, como não tinha a habilidade necessária, foi preciso contar com o apoio de um motorista devidamente habilitado para levar o carro de volta. Pelo fato daquele jovem ter visto outras pessoas dirigindo deve ter pensado que se tratava de uma tarefa fácil, porém, a prática deixou claro que as coisas não eram tão simples assim.

No texto lido, vemos que é afirmada explicitamente a importância da teoria e prática caminharem juntas. Inicialmente o SENHOR lembra Seu servo do compromisso que ele deveria ter com o manual de vida, com o apego ao livro da Lei: “medite nele dia e noite”, esta expressão dar aquela ideia do processo digestivo do boi conhecido como ruminação. Ou seja, mastigar o alimento até extrair as proteínas necessárias. O SENHOR diz para Josué que antes mesmo de compartilhar a lei com outros era necessário experimentar na própria vida. “para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito”.

Como é próprio da lei do Senhor, o texto fala de um mandamento com promessa:“então você prosperará e será bem-sucedido”. Assim, como não existe uma adoração autêntica sem o conhecimento da Palavra do SENHOR, da mesma maneira, apenas conhecer sem um viver diário também torna esta adoração comprometida. É dito para Josué que quem observa as ordenanças do SENHOR é abençoado! Desfruta da bênção da comunhão com o Deus e goza do privilégio de contar com suas provisões.

Portanto, teoria e a prática são indissociáveis, aliás; alguns pensam que sabem, como foi o caso do pseudo motorista citado acima. Daí a importância de meditar na Palavra, aplicar ao coração e transportar este conhecimento para o cotidiano, para só depois compartilhá-lo com outros, foi assim que o SENHOR ordenou a Josué.

Você sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida? Caso sim, qual é base desta convicção? Caso a resposta seja negativa, deixo a dica para que você recorra à Lei do SENHOR, visto ter ela a direção que você necessita.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana