A Obra da Santíssima Trindade na vida dos Eleitos (Efésios 1. 3-14)

“Somos peregrinos (3)”
28 de março de 2020
“Como você está usando a sua vida?”
1 de abril de 2020
A Obra da Santíssima Trindade na vida dos Eleitos (Efésios 1. 3-14)

Leia o Texto Sagrado

As Escrituras nos dizem que Deus nos abençoou com todas as sortes de bênçãos nas regiões celestiais em Cristo. O Senhor ressuscitou dos mortos e está assentado à direita do Pai “nos lugares celestiais” de onde governa todas as coisas para o bem da igreja (cf. Romanos 8.29).

A nossa eleição fora antes da fundação do mundo, e teve como finalidade o “sermos santos e irrepreensíveis diante dEle”. O texto de 2 Coríntios 6. 17-18 diz: “por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei. Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”. Aqui temos o motivo de nossas vidas: sermos pessoas corretas, cumpridoras da lei de Deus. Deus apenas não nos elegeu, o texto fala que em amor Ele nos predestinou para Ele, para sermos seus filhos.

Aqui está um grande fato! Deus além de me criar, eleger, e predestinar, também derramou seu amor sem medida sobre seu povo, eis o que as Escrituras dizem: “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Deus nos amou, O Criador de todas as coisas, Àquele que é Soberano amou-nos e destinou-nos a sermos filhos Dele”. O Texto Sagrado fala de um beneplácito. O que seria um beneplácito? Ë a resolução de uma reunião. Houve uma escolha, não sabemos quais foram os motivos para que alguns fossem eleitos e outros não. Não foram obras futuras, pois o texto de Romanos 9. 9-12 diz: “Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho. E não somente ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso Pai. E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto a eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço”.

Qual foi o motivo de nossa eleição: O Louvor de sua Glória de sua Graça. Esta graça nos foi concedida gratuitamente no Amado. Aqui nós temos a entrada de um segundo personagem, enquanto o Pai nos elege e predestina. Alguém teve que executar este beneplácito. Este alguém é o Filho de Deus, Ele veio para a terra cumprir o plano de Deus.
Qual a necessidade de cumprir o Plano? Se Deus já não nos tinha elegido? Apesar de sermos eleitos, nós tínhamos algo que nos condenava: o pecado. Deus é um Deus justo, Ele precisava punir o pecado, nós não conseguiríamos suportar a sua ira, Deus também precisava ser propiciado, ou seja, a sua ira precisava ser satisfeita. O texto de Romanos 3. 21-26: “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus, para todos e sobre todos os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da gloriam de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por Deus, na sua tolerância, deixada impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para Ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”

Com a ira satisfeita, Nós temos agora a redenção, a remissão dos nossos pecados, o texto de Colossenses 2. 14-15 diz: tendo cancelado o escrito de divida, que era nos prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz, e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

O verso 8 de Efésios cap. 1 diz, que esta graça fora derramada abundantemente sobre nós em toda sabedoria e prudência, por isso que nada nos pode separar do amor de Deus que está em Cristo nosso Senhor. O mistério que Deus tinha proposto para Cristo de salvar os seus, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra, e não somente isto, mas nós também que fomos feito herança, segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.

Qual a garantia que tudo isto vai acontecer? O verso 13 e o 14 de Efésios cap. 1 responde. A nossa garantia é o Espírito Santo que recebemos depois que cremos, o texto diz: Que fomos selados com o Espírito Santo, que é o nosso penhor até o resgate da sua propriedade, ou seja, propriedade de Deus.
Nestes versos vimos o trabalho da Santíssima Trindade, a exposição dos atos de cada membro da Santíssima Trindade, o nosso texto nos mostra o amor de Deus em ter-nos predestinados, mostra-nos o quanto Cristo nos amou e quanto Ele se humilhou em se tornar homem para se identificar e levar o peso do nosso pecado, e mostra também o trabalho que o Espírito Santo executa hoje sendo o nosso penhor.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Jaziel Cunha (Pastor na IPC da Grande Recife)