“A minha graça te basta”

“Somos peregrinos (4)”
7 de abril de 2020
“Seus ladrões da minha paz, saiam logo daqui!”
9 de abril de 2020
“A minha graça te basta”

“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12.10)

O Apóstolo Paulo, do versículo 7 em diante, fala de um espinho na carne que muito lhe incomodava. Ele pediu três vezes a Deus que o afastasse dele, porém a resposta de Deus ao pedido foi: “a minha graça te basta”.

Diante desta resposta, ao invés de reclamar, o Apóstolo diz que de boa vontade iria se gloriar nas fraquezas para que o poder de Cristo estivesse sobre ele. É neste contexto que encontramos o texto de hoje. Aqui, Paulo declara que tem prazer “nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias”.

Quando Paulo fala de fraquezas, está se referindo a tudo aquilo que traz debilidade, principalmente enfermidades. Quando fala de injúria, está se referindo a afrontas que podem ser feitas através de palavras ou de agressões físicas. Quando fala de necessidade, está se referindo a uma situação extremamente difícil. Ao falar de perseguição, refere-se aos ataques sofridos especialmente por professar uma fé que não está de acordo com o pensamento da maioria. Quando ele fala de angústia, refere-se a algo que aperta, que traz aflição extrema. Paulo quer dizer com tudo isso que, ao invés de lamentar ao passar por circunstâncias como estas, ele se conforta com prazer e alegria no amor de Cristo.

Paulo conclui dizendo que quando se sente fraco, na verdade está forte. A fraqueza é a força porque nela nos lembramos mais claramente da total dependência de Cristo. Precisamos crer que Deus está no controle de todas as coisas, que Ele nos ama e que, portanto, nEle estamos seguros. Que a graça de Deus nos baste.
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte (Presidente Geral da IPCB e Pastor na IPC de São Bernardo do Campo – SP)