“A importância de ser e ter amigo de verdade”

“Como enfrentar o sofrimento?”
27 de novembro de 2019
“Criando nossos filhos no temor do Senhor”
29 de novembro de 2019
“A importância de ser e ter amigo de verdade”
“Azarias, filho de Natã, era intendente-chefe; Zabude, filho de Natã, ministro, amigo do rei;” (1 Reis 4.5)

No texto acima, Salomão começa seu governo estabelecendo sua organização. Nos 6 primeiros versículos, podemos vê-lo instituindo sacerdotes para conduzir o povo em adoração, secretários administrativos para lidar com as correspondências, cronistas para documentar as obras de Salomão para a posteridade, um general para o exército, um chefe de gabinete e um amigo.

O texto de hoje nos traz o nome de um amigo de Salomão, Zabude. É interessante ver que, em meio a todo o organograma do primeiro escalão do governo, há um espaço destinado ao cargo de amigo. Salomão precisava de homens capazes para ajudá-lo no governo, mas precisava também de alguém com quem compartilhar as conquistas, sem ser invejado, e compartilhar as dificuldades, sem ter suas fraquezas entregues a inimigos. Alguém em quem pudesse confiar, e com quem pudesse tomar conselhos.

Fomos criados seres sociais e precisamos de amigos, assim como também precisamos ser amigos. Como é bom ter ao lado alguém em quem podemos confiar, alguém que sabemos que, em um momento difícil, se não houver o que fazer ou dizer, ele chorará nossa dor conosco.

Que ao nosso redor tenhamos amigos de verdade, e que, acima de tudo, sejamos amigos em quem os outros possam confiar.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte (Presidente Geral da IPCB e Pastor na IPC de São Bernardo do Campo – SP)